Aprender a como ser mais criativo pode te ajudar a viver uma vida longe da monotonia e sempre inventar algo novo quando a vida parecer chata.
A criatividade pode ser aplicada em vários aspectos da vida: na sua rotina no dia a dia, suas tarefas de casa, sus hobbys, e até mesmo no mundo dos negócios.
Isso pode te ajudar a sair do óbvio em momentos que você lida com um problema e sente que precisa se inovar.
Criatividade é a máquina para encontrar novas soluções. A invenção de coisas novas pode te ajudar a encontrar novos caminhos, novas perspectivas, e acrescentar novas experiências para a sua vida.
Por isso, fica aqui comigo nesse artigo que eu vou trazer para você dicas para manter a sua mente criativa, que podem ser aplicadas em qualquer área da sua vida.
Tem também uma dica de livro imperdível.
Vamos lá?!
1. Seja Curioso
O ponto de partida para que você não seja um adulto que vive no automático seguindo padrões, é se permitir ser curioso.
Manter a curiosidade aflorada é permitir se surpreender com novas histórias, novas experiências e formas de enxergar a vida.
Por isso, questione as coisas ao seu redor, e à medida que você for questionando mais, vai ter ainda mais sensibilidade para descobrir coisas diferentes e que podem ser utilizadas para a sua vida.
Assim, em coisas simples, você pode descobrir coisas novas: novos pratos de comida, um novo sabor de pizza, um novo passeio na sua cidade, uma rua com diferentes paisagens que você nunca entrou…
Até coisas mais complexas, como: se aventurar em um evento diferente na sua cidade, conhecer uma pessoa diferente do seu círculo de amigos, descobrir novas profissões, novos estilos musicais, novos esportes, e assim vai…
Seja curioso para testar novas experiências e viver novas sensações.
Ao aprender a ser curioso para ser mais criativo, você vai se surpreender ao descobrir que pode quebrar padrões e que não precisa de coisas extraordinárias para viver coisas novas na sua vida.
Um simples olhar diferente, curioso, pode trazer novas respostas ao que você precisa.
Viajar, por exemplo, é bom demais e ativa a curiosidade, criatividade, vivenciar outras formas de enxergar o mundo…
Mas você pode ter essas sensações ao descobrir lugares novos aonde mora, testar receitas diferentes, descobrir um esporte novo, ou se aventurar num livro de um gênero que você ainda não é acostumado a ler.
Para ser curioso, basta estar sensível e aberto a viver novas experiências. Isso ajuda você a encontrar respostas diferentes e, baseado nisso, criar realidades novas que você precisa!
2. Se Mantenha atualizado
O mundo está em constante evolução, e uma consequência de ser curioso é se manter atualizado em novas tendências.
Por isso, para ser mais criativo, se mantenha atualizado nos assuntos que você deseja inovar.
O mundo dos negócios está cheio de soluções inovadoras que você pode se inspirar, e com isso criar os seus próprios produtos/ novas formas de entregar o seu serviço.
Da mesma forma, se você gosta de artes, pode se encantar com novas técnicas/ novos materiais para utilizar e, com isso, explorar sua criatividade.
Se mantenha atualizado com os assuntos que envolvem o que você gosta de fazer, e assim conseguirá encontrar facilmente novas tendências.
Nesse ponto, a internet te dá aquela ajudinha para estar em dia com as novidades, mas cuide com o excesso de informação, ela pode ser prejudicial.
3. Tenha referências
Se tem uma coisa que eu defendo é que para ser mais criativo você não precisa, necessariamente, inventar a roda.
Veja que a roda já está criada – basta você adaptá-la à sua realidade e adicionar características a ela. Qual cor que você quer que ela seja? Por onde você quer que ela ande? Uma estrada de chão ou no caminho para a cidade?
Tudo isso são questionamentos a problemas, e que podem te ajudar a encontrar soluções criativas.
Isso se torna muito mais fácil tendo referências para seguir.
A sua ideia não precisa ser 100% original, ela pode se inspirar em influências que existem por aí (e hoje em dia são milhares espalhadas na internet).
Isso é o que defende o Livro Roube Como um Artista – um manual para se tornar mais criativo.
Você pode selecionar as ideias que deram certo de pessoas que você se inspira e criar a sua própria, da sua forma.
Obviamente, a ideia do livro não é que você copie de forma descarada as ideias de outra pessoa, mas tome como referência e faça uma adaptação para a sua realidade.
E ele mostra como você pode fazer isso em diferentes áreas da sua vida: no seu trabalho, suas relações, a decoração da sua casa, o esporte que você pratica, o gosto musical…
E nisto habita a criatividade: você pode ser um artista ao criar uma nova realidade, mesmo que ela seja repleta de referências de outras pessoas.
Eu, particularmente utilizo referências em tudo o que faço mas dando a minha personalidade em tudo.
Como por exemplo, tenho referências em criadores de conteúdos para os assuntos que trago para o projeto, busco ter pessoas que me dão um norte no estilo de comunicação que quero manter, nos assuntos que abordo, e etc.
Assim como uso muitas referências de inspiração no hobby de colorir que eu tenho: busco no pinterest outros desenhos de artistas, técnicas novas, paletas de cores diferentes, e etc.
A beleza de encontrar referências no que você faz é reconhecer que existem pessoas boas naquilo que você faz e que você pode usar como modelo, podendo te ajudar inclusive a ter mais segurança no momento de criar.
Pratique como ser mais criativo
À medida que você for colocando suas ideias em prática, vai treinando ainda mais a capacidade de encontrar soluções criativas para seus problemas.
Não deixe de colocar em prática! Se você é curioso por natureza e tem o bichinho da criação, precisa ter o equilíbrio de, ao mesmo tempo que tem a ideia, colocá-la em prática.
Caso contrário, sua mente pode ficar ansiosa e inquieta demais mantendo as ideias só na mente, sem efetivamente fazê-las saírem do papel.
Assim, logo que tiver as ideias e selecionar um punhado de referências que fazem sentido para você, trate de elaborar um plano de ação.
Não se limite caso novos problemas sejam criados: você poderá novamente usar a criatividade para resolvê-los. E assim por diante 🙂
Conclusão
Espero que com essas dicas sobre como ser mais criativo você consiga aplicar de forma prática em sua vida, seu projeto digital, trabalhos, gostos pessoais e afins.
Como visto aqui, a criatividade pode ser utilizada de forma útil em todas as áreas.
Meu desejo é que você não fique preso aos problemas e dance com a vida, e aprenda novas formas de se reinventar.
E a criatividade é uma dessas formas. É a porta que se abre para viver novas experiências, para se permitir viver o novo.
Me conta aqui nos comentários: esse assunto fez sentido para você? Como você tem explorado a sua criatividade?
Deixe um comentário