Certamente, durante a sua jornada como usuário da internet você já se deparou com o marketing de conteúdo e foi influenciado por ele.
Porém, poucas pessoas conseguem identificar as estratégias por trás do que é postado.
O conteúdo na internet está em todo o lugar: seja através de entretenimento, tutoriais, dicas, compartilhamentos…
Assim como é difundido de diversas formas: áudios, imagens, textos, vídeos, entre outros.
Hoje, vemos milhares de criadores de conteúdos espalhados pelas Redes Sociais, Blogs, Youtube, Newsletters, Podcasts…
Porém, não é somente a qualidade e a criação em grande escala que define o sucesso de um negócio online.
A razão é que o sucesso nem sempre é medido pela quantidade de seguidores, pois eles podem não representar um público qualificado para aquela audiência.
Sendo assim, em alguma etapa do funil de conteúdo, poderão se perder por falta de identificação.
Da mesma forma, se você transformar seu posicionamento numa máquina de criação de conteúdo sem qualquer estudo ou planejamento, sem saber ao certo qual a intenção e o objetivo a ser alcançado, também não garantirá bons resultados.
Apenas uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida é capaz de alinhar o posicionamento correto de uma marca, trazendo verdadeiro impacto para o público que a acompanha, além de transformar os seguidores em clientes, pessoas reais que engajam e se identificam com o seu conteúdo, com grande potencial de compra.
O que é Marketing de Conteúdo
Sendo assim, o que é Marketing de Conteúdo?
- Como diversas pessoas tem conseguido relevância através de seus canais de comunicação online, elevando o nível de atração de clientes para o seu negócio, atraindo um público altamente qualificado e com potencial de compra?
- De qual forma utilizar uma estratégia que funcione, fazendo com que cada vez mais leads sejam atraídos e se transformem em clientes?
- Como acertar o alvo na hora de criar o conteúdo e atrair o público certo, com potencial de interação e compra?
O Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma estratégia voltada para distribuir conteúdo relevante ao público, abraçando suas dores e trazendo soluções, entendendo seus desafios, necessidades, angústias, gerando empatia, conexão e identificação.
Seja utilizando o tráfego orgânico ou pago, ele é um dos maiores ativos do seu negócio online, sendo altamente escalável, uma vez que uma estratégia de marketing de conteúdo bem aplicada é capaz de, a longo prazo, gerar vendas por si só, sem que seja necessário diretamente oferecer os seus produtos.
Um bom conteúdo vende por conta própria, pois ele é capaz de gerar conexão, autoridade, identificação com o público-alvo e levá-lo à consciência de tomar a ação necessária.
De forma geral, o marketing de conteúdo pode servir para as finalidades:
a) Educar o público, levando-o à consciência da necessidade de sua solução;
b) Ganhar autoridade/relevância em um determinado assunto;
c) Fazer lembrado o nome da marca;
c) Influenciar na sua decisão de compra.
Sendo assim, ele não é somente um post no instagram que você faz, um reels de dancinha, ou qualquer outra coisa do tipo…
É um conjunto de diversas ações que dão a longo prazo o poder de criar o resultado que se espera.
Seja intencional e estratégico na criação de conteúdo
Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo está atrelada à uma junção de diversos fatores, como: análise de público-alvo, definição de persona e suas principais dores, tom de voz a ser utilizado, estilo de comunicação, identificação e criação de conteúdo para todas as etapas do funil, análise das métricas e resultados, finalidade a ser alcançada, entre outros.
Entenda que, sem o entendimento de quem é seu público ideal, ainda que atinja diversas pessoas, ainda assim não conseguirá um impacto relevante para o seu negócio.
Um exemplo:
Se você oferecer folhetos sobre suplementos em qualquer lugar na rua, pode ser que consiga uma quantidade considerável de pessoas que terão acesso ao seu folheto, porém, você não sabe se esse público possui interesse no que você está oferecendo.
É como jogar informações, tempo e investimento ao vento.
Porém, se você conhecer o seu público-alvo, seus interesses, dores, hobbies, vai entender que ele pode ser encontrado em lugares específicos.
Ainda que num percentual menor de alcance, mas essas pessoas estarão mais qualificadas e no momento certo de ter uma experiência com os seus serviços. Assim, as chances de atingir o objetivo que você deseja é infinitamente maior.
Conclusão
Talvez você pode até se perguntar, como se diferenciar no mercado online, já que vemos criação de conteúdo em massa na internet?
Sempre haverá espaço para quem decidir trazer um conteúdo diferenciado, exclusivo, relevante, único.
Muito mais do que correr atrás da ”máquina” do algoritmo de somente produzir, produzir, produzir: Gere experiências, emoções com o seu público. Crie conteúdo intencional. Criativo, estratégico, duradouro e envolvente.
Nós da Comunidade Saber Digital podemos te auxiliar nessa missão!
Além dos conteúdos gratuitos produzidos semanalmente, criamos mentorias e pacotes exclusivos para auxiliar você nessa tarefa árdua, mas tão necessária que é o posicionamento através do marketing de conteúdo.
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