A inteligência artificial já está no cotidiano de todos nós, e hoje vamos falar sobre os principais tipos de inteligência artificial que contribuem para um mundo mais tecnológico.
Cada dia mais projetos de inovação surgem no campo da IA, no intuito de simular a gestão de tarefas que reduzem o esforço da inteligência humana, otimizando processos de produção, gerenciamento e coletas de dados, em diversos níveis.
E muito mais do que apenas reproduzir comandos: máquinas, softwares robôs com inteligência artificial são capazes de tomar decisões de forma autônoma de acordo com cada situação, baseados em padrões obtidos através de bancos de dados.
Há indicativos que os projetos de Inteligência Artificial auxiliam na produtividade, realização de tarefas em massa, previsibilidade, assertividade, e até aumento na conversão em vendas!
Assim, são diversas as áreas beneficiadas com a inteligência humana: comercial, indústria, medicina, educação, investimentos, ciência, e muitos outros.
Portanto, nós listamos os tipos de inteligência artificial mais utilizados nos dias de hoje, presentes no nosso dia a dia comum, e também no ramo corporativo.
Vamos conferir?
Principais tipos de Inteligência artificial
Existem vários tipos de Inteligência Artificial, sendo que o grau em que um sistema com IA consegue reproduzir capacidades humanas é o que determina os tipos de IA existentes, podendo ter um ou até mesmo vários tipos.
Assim, quanto maior a capacidade de simular funções humanas com níveis de capacidade semelhantes, maior será considerado o tipo de evolução de inteligência artificial.
Entre as principais capacidades, podemos destacar:
1. Memória Limitada
A memória limitada na inteligência artificial são as tecnologias que possuem o recurso de reação, e capacidade de aprender com dados históricos para tomar decisões.
A maioria dos aplicativos existentes possuem essa funcionalidade, especialmente chatbots e assistentes virtuais, como a Siri e Alexa, por exemplo.
Esses sistemas se baseiam em um enorme volume de dados de treinamento, armazenados em suas memórias para criar dados históricos e de referência, para que possam desenvolver a funcionalidade de resolver problemas futuros.
2. Máquinas Reativas
São as pioneiras e mais antigas entre os tipos de inteligência artificial, com a capacidade humana de responder a estímulos, porém não baseada em memória, como no item anterior.
Assim, não utilizam históricos antigos para processar as ações do presente, sendo que não possuem a capacidade de ”aprendizado”, e seu uso é somente para responder de forma automática à um conjunto limitado de estímulos.
3. Teoria da mente
Esse é um conceito que os pesquisadores da área de IA ainda estão estudando, podendo ser incluído como um item para o futuro de tendências da inteligência artificial.
Seu principal intuito é compreender melhor as intenções de interação, com a capacidade de discernimento de necessidades, dores, emoções e crenças dos seres humanos.
Assim, tal habilidade em inteligências artificiais deverá ir além, no sentido de compreender a mente humana e os diversos fatores, situações e ambientes que a moldam, para de fato compreender o comportamento humano e traçar padrões de resposta.
4. Capacidade ”Autoconsciente”
Essa capacidade é além da teoria da mente: além de compreender as emoções do usuário, também terá suas próprias emoções e desejos próprios.
Muitos veem esse tipo de inteligência artificial como um perigo, como o filme ”Matrix”, por exemplo, onde é exposto o risco de sermos dominados pelas máquinas.
Assim, esse avanço da inteligência artificial pode representar a capacidade de intelecto e consciência que o ser humano possui, o que pode influenciar diretamente no comportamento da sociedade. Será que conseguiremos tal avanço nas IA’s?
5. Inteligência Geral Artificial (AGI)
Essa classificação se dá aos sistemas que conseguem desempenhar várias funções e competências em um só: perceber, compreender, funcionar e criar conexões por si só.
Apresentam, dentro de si, capacidades de ciência e autoconsciência, ou seja, são conscientes de si e do mundo ao redor, o que facilita a compreensão de estímulos.
6. Inteligência artificial estreita (ANI)
São inteligências que possuem uma limitação nas competências que conseguem executar, e seu principal objetivo é armazenar um grande volume de dados, sendo que sua principal capacidade é realizar cálculos complexos com rapidez.
7. Superinteligência artificial (ASI)
Essa inteligência ainda está em estudo, uma vez que o desafio dessa tecnologia é que ela seja usada de forma ética e segura, já que pode ultrapassar a capacidade humana de inteligência.
No momento, até onde se pode imaginar e criar, é o limite da Inteligência Artificial.
Por isso, atualmente existe debates científicos nesse tipo de IA, que pode mudar completamente a forma de comportamento do mundo.
Diante de tantas evoluções em andamento, existe o questionamento:
A inteligência artificial será capaz de substituir o esforço humano?
Embora muitas atividades repetitivas possam ser substituídas por ferramentas com inteligência artificial, não é previsto que a IA possa substituir integralmente o ser humano.
Na verdade, seu objetivo é auxiliar na realização de tarefas baseadas em comandos e análise de dados, sendo que a tomada de decisões complexas sempre ficam condicionadas ao ser humano.
Portanto, embora anunciem que os tipos de Inteligência Artificial podem substituir pessoas em muitas profissões, o que na verdade vai acontecer é que ela criará novas posições, especialmente voltadas para as áreas de software e tecnologia da informação.
Isso é o que aponta a pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom): a demanda por profissionais da área de TI deve chegar a 787 mil vagas até 2025.
E, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, até o ano de 2025, 85 milhões de vagas serão eliminadas pela Inteligência Artificial, sendo que criará ao mesmo tempo mais de 97 milhões de novas vagas.
Portanto, o que é importante se atentar é a adequação às novas tecnologias da inteligência artificial, assim como a forma que ela irá impactar a sua área de atuação.
Certamente, os tipos de inteligência artificial, quando bem utilizadas, contribuirão e muito com o mundo cada vez mais tecnológico, sendo inclusive ativos de negócios e de novos produtos inovadores que estão sendo lançados constantemente.
O que você achou sobre o tema? O que pensa sobre as evoluções das IA’s? Conta aqui para a gente nos comentários!
Não deixe de conferir mais artigos: aqui na Comunidade Saber Digital falamos sobre Tecnologia, Tendências do Marketing Digital, Desenvolvimento Pessoal, Carreira e Negócios! Clique aqui para conferir todos os nossos conteúdos existentes.
Deixe um comentário