O que é CPA, CPM E CPC: Entenda os custos no marketing digital

Tempo de leitura: 6 min

em 22 de Julho, 2024

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O marketing digital é repleto de siglas, e entendê-las é fundamental para manter uma estratégia eficaz, fazer uma boa análise de resultados e garantir campanhas de sucesso. Por isso, hoje vamos falar sobre o que é CPA, CPM e CPC, e como calcular esses custos. 

Tais siglas são de extrema importância, especialmente se você está aprendendo sobre tráfego pago e deseja potencializar os resultados no seu negócio. 

Siga a leitura e descubra o que são e a importância destas siglas! E fique até o final para descobrir a dica bônus de como reduzir os custos e aumentar a eficiência da sua campanha. 

A importância das métricas de CPA, CPM e CPC

Atualmente, qualquer pessoa pode anunciar na internet através do Google Ads e Meta Ads os seus produtos e serviços. 

Porém, não é tão simples quanto parece: para garantir o sucesso do investimento em mídias pagas, é necessário contar com conhecimento em marketing digital e, especialmente falando em tráfego pago, conhecer e saber calcular o CPA, CPM e CPC.

Mais do que meras denominações de identificação no marketing, elas impactam diretamente no orçamento que você irá estipular para as campanhas, garantindo a assertividade no alcance e conversão do público.

Assim, dentre as principais, podemos citar três benefícios e importância das métricas de CPA, CPM e CPC:

  • avaliação de desempenho: entender as métricas ajuda a identificar quais campanhas estão gerando o melhor retorno sobre o investimento (ROI).
  • otimização de orçamento: com conhecimento adequado, você pode ajustar seu orçamento de marketing de maneira realista e de acordo com a necessidade que a estratégia pede no momento. 
  • previsibilidade financeira: você pode estimar com mais precisão quanto precisará investir para alcançar determinados objetivos com a campanha. 

O que é CPA?

A sigla CPA significa custo por aquisição. Ela está diretamente relacionada com a conversão do usuário, sendo assim, o anunciante paga com base em uma ação específica, que pode ser uma venda, um cadastro em formulário de landing page, download de material rico, entre outros. 

O CPA, por ser uma ação mais específica e estar mais abaixo no funil de vendas, tem um custo maior do que o CPM e o CPC. Por isso, deve ser usado estrategicamente com uma ação de vender ou gerar leads. 

Como calcular o CPA?

Neste caso, o custo é dividido pelo número de aquisições durante um período específico, que pode ser uma semana, um mês ou qualquer intervalo de tempo estratégico para a campanha. 

Desta forma:

Trazendo um exemplo real: se você investiu R$ 1.000,00 na campanha e conseguiu 100 clientes através dela, então o seu CPA seria:

Assim, o CPA seria de R$ 10,00. 

O que é CPM?

O CPM é o custo por mil impressões, sendo o o custo que o anunciante paga para que o anúncio seja visto mil vezes. 

Vale lembrar que, neste caso, não se trata de visualização para mil pessoas, tendo em vista que o consumidor pode se deparar com o anúncio por diversas vezes, contando no número de impressões totais. 

O CPM é mais barato do que o CPC e o CPA, sendo uma excelente estratégia para quem deseja trabalhar o alcance e visualização da marca ou produto. 

💡Leia também: O que é rebranding e em qual momento utilizar

Como calcular o CPM?

Para calcular, o CPM, deve-se utilizar a seguinte fórmula: CPM = custo / (total de visualizações / 1.000)

Assim, na prática se você investiu R$ 1.000,00 em uma campanha e teve R$ 5.000,00 de impressões, o CPM deve ser calculado da seguinte forma:

Desta forma, o Custo por Impressão será de R$ 2,00.

O que é CPC?

CPC significa Custo por Clique, e representa o valor pago por um anunciante sempre que um usuário clica em um anúncio digital. Nesta métrica, o anunciante só paga pelos usuários que clicarem no anúncio. 

Assim, quanto mais pessoas clicarem no anúncio, maior será o valor pago pela campanha. 

No Google Ads, por exemplo, os anunciantes competem em um leilão por palavras-chave específicas. O CPC é determinado pelo lance máximo que um anunciante está disposto a pagar por clique em seu anúncio.

Como calcular o CPC?

O CPC calcula-se da seguinte forma: custo da campanha/quantidade total de cliques. 

Assim, se você investiu R$ 500 em uma campanha e obteve 100 cliques, o CPC será calculado da seguinte forma:

Desta forma, o Custo por Clique será de R$5,00. 

CPA, CPM ou CPC: Qual é a mais importante?

Para responder esta pergunta, é necessário saber qual o seu objetivo e o tempo diante de cada campanha.

Por exemplo: se você objetiva ter mais visualizações, aumentar a visibilidade da marca e alcançar um público mais amplo, o CPM (custo por mil impressões) é o mais indicado a ser observado na ação em questão. 

Já se você deseja a geração de leads mais qualificados  aumentar a conversão em vendas, o CPA (custo por aquisição) pode ser a melhor métrica a manter o foco.

O CPC, por exemplo, pode ser ideal para aumentar o tráfego do site e direcionar visitantes para páginas específicas.

Sendo assim, defina o objetivo da campanha a ser seguido, alinhado com a comunicação, o público e o conteúdo que será entregue, para ter resultados eficientes e um orçamento adequado. 

Vale lembrar que, neste ponto, você pode contar com o auxílio da Comunidade Saber Digital para avaliar a estratégia que será utilizada. Entre em contato conosco através do botão do WhatsApp que aparece no lado esquerdo da tela para saber mais!

💡Leia também: Como utilizar o Marketing de Conteúdo na sua estratégia

Dica bônus: Estratégias para reduzir os custos do CPA, CPM e CPC

Quanto mais testes e análises dos resultados fizer, mais estará afiado para as suas próximas campanhas de tráfego pago. 

Porém, algumas estratégias são fundamentais para que você reduza os custos destas principais métricas de marketing digital: 

  • Otimização de Palavras-chave: Melhore a relevância dos seus anúncios usando palavras-chave mais específicas e ajustando lances.
  • Testes A/B: Teste diferentes elementos criativos, como headlines, imagens e chamadas para ação, para descobrir qual combinação gera melhores resultados.
  • Segmentação de Público: Refine seu público-alvo para alcançar pessoas mais propensas a se converter em clientes.
  • Landing Pages Otimizadas: Certifique-se de que suas páginas de destino estão otimizadas para conversão, com um design claro e chamadas para ação visíveis.

Conclusão 

Como você pode observar, CPA, CPM e CPC são métricas fundamentais no marketing digital, cada uma com sua aplicação e objetivo específico. 

Portanto, compreender essas siglas ajuda você a escolher a estratégia mais adequada para alcançar os resultados desejados, seja aumentando o tráfego, ampliando a visibilidade da marca ou otimizando as conversões. 

Vale a pena prestar atenção nestas métricas para também maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) em marketing digital! 🙂

Gostou do conteúdo sobre o que é CPA, CPM e CPC? Então acompanhe o nosso blog e receba mais artigos como este!

Até mais.

 

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