A importância do e-mail marketing para o seu negócio

Tempo de leitura: 7 min

em 14 de Junho, 2022

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Quando o assunto é ter ou não e-mail marketing como estratégia no seu negócio, as respostas variam muito entre os adeptos ou não. Há quem duvide da sua eficácia para os dias atuais.

Afinal, o que é a lista de e-mails? Para o quê serve? Será que depois de tanto tempo ela ainda é benéfica? Está ultrapassada? Ainda converte em vendas? Deve ser utilizada uma nova modalidade de lista de contatos como o WhatsApp, ou deve ser mantida na forma de e-mail?

Todas essas dúvidas serão sanadas nesse artigo. Fique aqui comigo!

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é a comunicação que ocorrer através de e-mail entre uma empresa e seus clientes em potencial, através de uma ferramenta que permite o armazenamento da lista de contatos e o disparo de e-mails para a lista.

Pensando na ideia de alcançar o público-alvo, a lista de e-mails atinge exclusivamente o público mais quente, ou seja, aquele que está pronto para a oferta de vendas que você tem a oferecer através do e-mail marketing.

Geralmente, o público da lista de e-mails é atraído por uma isca digital que entrega algum conteúdo mais denso/específico, ou simplesmente pelo interesse de se manter conectado com as novas informações da empresa.

É possível trabalhar campanhas de e-mail para promover produtos, promoções, trabalhar estratégias de funis de venda ou até mesmo manter um relacionamento mais próximo com os seus clientes, trazendo-os novamente para novos conteúdos no blog/site e/ou redes sociais.

Porém para que esses e-mails não sejam ignorados pelo leitor ou acabe caindo na caixa de spam, é importante seguir regras específicas, para que seus e-mails tenham uma boa taxa de entrega e de abertura.

e-mail marketing

O e-mail marketing está ultrapassado?

Há quem tenha o e-mail marketing como um item essencial para ter um negócio bem sucedido, enquanto outros acreditam que, atualmente, a visibilidade de e-mails não é tão frequente como tempos atrás e, consequentemente, acreditam que não converte em vendas. 

Porém, engana-se quem acredita que são ineficazes as estratégias de e-mail marketing no cenário atual, pois esta ferramenta está longe de perder a eficácia, já que ela é utilizada para diversas finalidades, e é indispensável em ambientes como de trabalho, profissional, acadêmico e etc.

Assim como nosso endereço físico, onde recebemos encomendas, correspondências, boletos bancários e até mesmo revistas por assinatura, o e-mail também é um endereço, porém virtual, totalmente necessário no mundo online que vivemos hoje.

Na verdade, um cliente que confia a você o seu e-mail e permite que você encaminhe mensagens eletrônicas significa que ele deposita grande expectativa em você, e deseja manter um relacionamento mais próximo com os seus conteúdos, como por consequência seus produtos.

Ao que tudo indica, o uso do e-mail está longe de chegar ao fim, pois mesmo que para alguns não seja utilizado com frequência, ele é um item indispensável para quem está no mundo virtual, até mesmo como requisito para criar contas nas redes sociais.

E, por incrível que pareça, esta ferramenta representou um recomeço para muitas empresas que experimentaram um período de intensa crise no Brasil, que afetou inteiramente o comércio, diminuindo o poder aquisitivo das pessoas e, por consequência, a lucratividade das empresas varejistas que possuíam loja física. 

O que ocorreu é que, aliada à crise, a internet veio com tudo e mudou muitas estruturas de negócio, que além de trazer novos concorrentes às empresas, necessitou aplicar as estratégias de marketing digital para se manter ativa no mercado e atender às novas necessidades do cliente, de uma forma agilizada e otimizada.

Muitas encontraram no marketing de conteúdo a oportunidade de manter a visibilidade do seu negócio e conquistar novos clientes através da internet. 

Eu já fiz um conteúdos só sobre Marketing de Conteúdo: você pode clicar aqui se quiser conferir. 

Essa transformação digital onde as empresas físicas tiveram que se adequar incluíram em seu plano de ação a estratégia de e-mail marketing, que traz em si muitos benefícios para todo tipo de negócio presente na internet. 

e-mail marketing

Sendo assim, existem inúmeros motivos pelo qual construir uma lista de e-mails ainda é importante nos dias de hoje, além da sua relevância no mercado de consumo, seja no mercado de afiliados ou na venda de produtos físicos, através de três pontos.

Estatísticas apontam que as pessoas acessam a caixa de e-mais até 3 vezes ao dia, seja por motivos de trabalho, pessoais ou acadêmicos. 

Esta frequência é alta e demanda uma necessidade da marca estar presente nesta plataforma, como uma forma de fornecer conteúdo que interesse o leitor e fazer ofertas que sejam de seu interesse. 

Relação próxima do consumidor com a marca 

O e-mail aproxima o leitor da marca, podendo fazê-lo se tornar um cliente em potencial e até mesmo fidelizá-lo, quando utilizado de forma correta.

É interessante saber a frequência adequada que se deve enviar os e-mails e delimitar qual o interesse do público-alvo, pois uma caixa de entrada cheia de e-mails do mesmo remetente e apenas com ofertas de produtos gera um misto de sentimentos no leitor e pode criar o efeito reverso, de fazer o leitor se descadastrar da lista e não consumir os produtos oferecidos. 

Quando enviados de forma correta, podem criar uma proximidade entre o leitor e a marca e fazer com que ele deseje cada e-mail recebido. Isso acontece quando a marca foca em agregar conteúdo de valor ao seu público e entregar a ele o que realmente é interessante, e a venda vem como uma retribuição ao conteúdo entregue. 

Para saber o que o público-alvo deseja receber, é importante conversar com os assinantes e perceber o que eles desejam, ou se colocar no lugar deles como recebedores destes e-mails, e sempre realizar testes, até ajustar e perceber que a sua lista está com uma ótima taxa de abertura de e-mails e que está dando o retorno esperado em vendas. 

Aqui, talvez menos seja mais: não lote a caixa de entrada do seus leitores, nem escreva e-mails muito longos. Tenha uma frequência e uma rotina na entrega, para que eles criem a expectativa de quando irão receber os seus conteúdos.

Se importe em criar títulos atrativos, pois eles são decisivos para que os leads abram o e-mail, e sempre monitore os motivos e os descadastramentos da lista: verifique o momento em que isso acontece e tome as providências necessárias. 

Vale lembrar que, até tudo funcionar da melhor maneira possível, você vai precisar fazer testes, terá erros e acertos. O importante é estar atento ao que deu certo para maximizar e tornar ainda melhor a experiência do cliente com sua lista, e corrigir o que eventualmente trouxe um feedback negativo. 

Certamente, a presença do e-mail marketing em seu negócio fará com que a sua marca esteja presente na vida e no cotidiano do leitor, e isso é importante, pois em algum momento ele irá precisar dos produtos que você oferece. 

Ou, ainda, ele pode se dar conta de que necessita do que você oferece em razão de que você educou o leitor para entender que o que você tem a oferecer é indispensável para ele, e isso é totalmente possível no e-mail marketing. 

Triplique suas chances de venda com e-mail marketing

e-mail marketing

Muitos especialistas apontam que o e-mail marketing é uma estrutura essencial de qualquer negócio na internet, pois é uma forma de abordar mais diretamente cada usuário que chega até o seu blog ou redes sociais.

Muitos usuários e até mesmo nós visitamos sites, retemos a informação que precisamos e logo em seguida saímos da página, sem ao menos observar o nome do site, o que ele tem a oferecer e etc. 

Nosso tempo de abertura e de ficar em uma página é muito curto, a menos que seja algo que desperte muito interesse pelo leitor e que tenha um conteúdo exclusivo, que não é oferecido daquela forma em outros lugares. 

Por isso, quando o site contém uma captura de e-mails oferecendo bônus e dicas gratuitas e quando o leitor deixa o seu e-mail ali, as chances de que retorne ao site e ao produto ofertado são maiores, uma vez que dificilmente um leitor se convence da compra no primeiro momento que entra em contato com o produto.

É necessário, em média, 5 exposições da oferta ao consumidor para que ele se convença da necessidade da compra, ou que ele memorize aquela marca como uma solucionadora do seu problema. 

Assim, as chances de você aumentar as suas vendas estão amplamente relacionadas com a estratégia de manter uma lista de e-mail marketing atraente e útil ao seu público, e ter resultados incríveis com o marketing digital. 

Conclusão

Eu espero que você tenha percebido a importância de ter uma lista de e-mails atrativa e qual a sua relevância no seu mercado de atuação. Definitivamente, ela é ideal para todos os negócios que estão começando ou que querem se manter na internet. 

Fique ligado também em nosso artigo sobre como construir uma lista de e-mails, se você já tem uma mas não tem conseguido um bom número de leitores para ela. 

Não esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais, e comenta aqui para mim: qual a sua experiência com a lista de e-mails? Deixe abaixo nos comentários!

Grande abraço, até mais.

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