Rebranding: o que é, como funciona e exemplos de reposicionamento de marca

Tempo de leitura: 5 min

em 17 de Julho, 2024

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O rebranding é uma estratégia importante na gestão da marca e é uma necessidade para empresas que buscam se adaptar, evoluir e se conectar de maneira mais eficaz com seu público-alvo.

Mudar é essencial, afinal, as empresas passam por ajustes ao longo dos anos, que podem interferir na sua essência e, com isso, surge a necessidade de transmitir uma mensagem mais clara ao seu público. 

Vamos esclarecer neste artigo mais sobre o assunto, com exemplos de empresas famosas que passaram por este processo de rebranding.

Quer conferir? Siga a leitura!

O que é rebranding?

Mesmo que você não saiba o que significa rebranding, provavelmente já se deparou com este processo em alguma empresa ou marca que acompanha. 

Rebranding refere-se ao processo de modificação de elementos fundamentais da identidade de uma marca, como seu nome, logotipo, cor, design, mensagem ou até mesmo sua cultura organizacional, com o objetivo de revitalizar sua imagem e atração no mercado.

Assim, a sua imagem é ressignificada diante do público, fazendo ajustes simples ou mais complexos em sua estrutura.

Tal reposicionamento de marca é importante, pois ajuda as empresas a não ficarem para trás diante de tantas mudanças e inovações, estreitando ainda mais os laços com a sua audiência. 

Mas é importante também saber como e em qual momento fazer o rebranding da marca, o que veremos logo adiante.

Como fazer o rebranding da marca

A marca é o que faz com que um produto ou serviço seja muito mais do que somente isso: ela também traz ao consumidor sentimentos e sensações. 

Ao creditar a sua confiança em uma marca, você espera que ela lhe proporcione uma experiência e qualidade, sendo esta a importância de trabalhar o branding e transmitir ao público o que ele deve esperar do seu produto ou serviço. 

Com a evolução da marca, é natural que seja necessária a reformulação, fazendo uma avaliação da sua situação atual com a identificação dos pontos fortes e fracos, além de uma análise da percepção do público-alvo e de como os concorrentes estão se posicionando no mercado. 

Outro ponto que auxilia a fazer o rebranding é a definição de objetivos, isto é, o que se pretende alcançar através do reposicionamento da marca? É a expansão do mercado? É corrigir alguma mensagem que foi passada de forma errada? É uma questão estética? Tudo isso deve ser avaliado. 

A partir daí, são criados novos elementos visuais, como por exemplo mudanças no logotipo, paletas de cores, tipografia, ou ajustes na mensagem da marca, como slogans, tom de voz, etc., para refletir a nova identidade. 

Em seguida, deve-se passar para a etapa de implementação das mudanças, por meio de campanhas de marketing, redes sociais ou lançamento de produtos. 

A etapa de implementação também é um momento importante para fixar no público a nova mensagem a ser passada e também proporcionar novo alcance de público, já que é possível atingir novas pessoas através da repaginação da marca.

Quando fazer o reposicionamento da marca?

Como já visto, o rebranding é uma ferramenta poderosa, mas não pode ser utilizada de qualquer forma. É importante ter estudo, análises e um objetivo claro ao fazer o reposicionamento, que podem incluir:

Mudança de público-alvo

Ocorre quando há o desejo de alcançar um novo público, que é diferente do qual possuem atualmente. 

Pode acontecer também quando há uma repaginação ou novos produtos e serviços que impactarão diretamente a forma como a empresa se portará no mercado, bem como a forma que será transmitida a nova mensagem ao novo público. 

Expansão ou diversificação 

Quando uma empresa expande seus produtos ou serviços para novas áreas que ainda não estão alinhadas com sua identidade atual, pode haver a necessidade de um rebranding da marca.

Reposicionamento estratégico

Quando uma marca deseja mudar sua posição competitiva no mercado ou alterar sua percepção por parte dos consumidores.

Fusões e aquisições

Quando duas empresas se unem, o rebranding pode ser necessário para criar uma nova identidade que represente a fusão das culturas e valores das organizações envolvidas.

Exemplos de rebranding de marcas famosas

Abaixo estão alguns exemplos de marcas conhecidas que você pode acompanhar o processo de rebranding

Rebranding Boca Rosa

Boca Rosa Beauty, empresa de maquiagens, agora passou a se chamar somente Boca Rosa. 

O lançamento marca a nova fase que a empresa está vivendo, eis que, após anos de parceria com a Payot, tornou-se independente em 2023, sendo que em 6 de junho de 2024 foi divulgada nas redes sociais a nova identidade visual:

‘’Muito mais que uma mudança na identidade visual, a empresária propõe uma mudança de conceito’’, disse a Bianca Andrade em entrevista ao G1

Ainda segundo a CEO, a mudança está associada a um novo momento do negócio, ao perfil do público em expansão e ao amadurecimento da própria empresária.

Apesar do sucesso da marca, houveram críticas do público em relação à cor escolhida, sendo que alguns internautas chamaram até mesmo de ‘’boca cinza’’. 

E você, o que achou da mudança? Deixa aqui nos comentários!

Rebranding Itaú

“Feito com você” e agora “Feito de Futuro”. Esse é o novo slogan de uma das instituições financeiras mais conhecidas do Brasil, o Itaú. 

Comemorando 100 anos de existência, a empresa convida as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade.

O rebranding do Itaú também trouxe protagonismo para a cor laranja, removendo o fundo azul e a tipografia amarela, colocando também o pingo no ‘’i’’, ausente na trajetória da marca:

Além do marco histórico, a renovação da marca também é sinônimo de que a instituição está ligada às novas tendências, com um design mais suave e letras atualizadas, trazendo modernidade à marca.

Rebranding Petz

Diante de um mercado pet em constante crescimento, a petz reformulou a sua marca para expandir os horizontes e ir além do varejo, com estratégias de marcas próprias e um ecossistema de serviços.  

“Junto da transformação da empresa, vimos a transformação da relação do tutor com seu animal de estimação e a mudança da marca vem no bojo de tudo isso.”, disse o CEO Sérgio Zimerman. 

“Mudamos para seguir evoluindo, usando a criatividade e a tecnologia para construir a Petz do futuro”, como divulgado.

Rebranding Apple

A Apple é um outro exemplo de transformação e renovação da marca ao longo dos anos. Atualmente, o logotipo traz um ar de modernidade e minimalismo: 

Estamos chegando ao final deste artigo, e gostaríamos de saber se você gostou do conteúdo. 
Caso positivo, acompanhe nosso blog para saber mais sobre marketing, redes sociais, negócios e tecnologia. Aguardamos você no próximo post!

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